Total de visualizações de página

sábado, 19 de agosto de 2017

Dia do Historiador







Essas imagens que postei, estão circulando nas redes sociais, em virtude da data de hoje, dia importante para os Historiadores, considerada Dia do Historiador.






Diante de dias sombrios que estamos passando, com o descaso e o papel do Historiador, mesmo sabendo que a História possibilita novas versões do processo histórico, seja trabalhando com documentos, com narradores ou em sala de aula.  







Desenvolvo minhas atividades pedagógica, com a disciplina História, no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, nos diversos municípios do Estado do Pará, atualmente, o Some funciona em 98. Com essa disciplina, tenho trocado experiências com as comunidades, onde tenho trabalhado, sempre envolvendo, tendo como recurso metodológico a História Oral. 






O pertencimento da comunidade nos projetos, sempre buscando o resgate da história e da memória, tem propiciado construir e produzir atividades democráticas.








Nas comunidades, envolvendo, principalmente nossos alunos, que se tornam, também, pesquisadores, sob nossa orientação, aproveitamos as vivências  e experiências dos informantes que se propõem fazer seus relatos de vida, mesmo utilizando sua imaginação, que se tornam as principais fontes,  para o desenvolvimento de nossas atividades pedagógicas. Neste espaço eletrônico, nós temos postados várias dessas produções, realizadas pelos nossos alunos-pesquisadores, do Some, mesmo, que seja parcial ou resumido, que por sinal, são excelentes produções.






Parabéns, colegas, Historiadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário